Quarta, Dezembro 13, 2017

     

Publicações

A lista atualizada está no lattes!


Interesses de Pesquisa

obs: propositalmente, a descrição abaixo está bem simplificada. Se você quiser maiores informações, entre em contato comigo!

Programação da Produção (Scheduling):

Essa linha trata do desenvolvimento de algoritmos e técnicas computacionais que permitam ajudar o tomador de decisão na tarefa de planejar qual a melhor forma de se executar um conjunto de tarefas.

Existem algumas coisas que complicam significativamente o trabalho nessa linha. Por exemplo, às vezes podemos formar lotes de produção, ou terceirizar um conjunto de trabalhos.

Palavras-chave relacionadas: scheduling; programação da produção;  sequenciamento da produção; máquina única; máquinas paralelas; flowshop; jobshop; terceirização; outsourcing

Integração da produção com distribuição:

Várias indústrias tem um tempo de entrega realmente curto entre o momento que o cliente faz o pedido e o recebe. Nesses casos, ajuda bastante planejar a produção e a distribuição.

Com isso, pode-se reduzir o tempo de entrega para o cliente, reduzir custos, etc.

Palavras-chave relacionadas: scheduling; roteamento de veículos; lot-sizing; VRP; TSP

Desenvolvimento de heurísticas e simulações computacionais

Para conseguir atuar nos problemas acima, normalmente uso duas abordagens: a primeira, diz respeito ao desenvolvimento de algoritmos (programas de computador). A segunda, diz respeito ao uso de simulações para representar um processo produtivo.

 

Palavras-chave relacionadas: heurísticas, meta-heurísticas, simulações, Algoritmos Genéticos, Iterated Greedy, Ant Colony Optimization, Particle Swarm Optimization